22 outubro, 2007

Pintaram Tudo de Cinza










Viu os desenhos acima? Eles são uma série da dupla de grafiteiros paulistanos, Osgemeos, desenharam os grafites de cinco bonecos, e a grafiteira Nina fez duas meninas com os cabelos ao vento enquanto Ise e Coyo escreveram seus nomes em letras estilizadas. Estes desenhos deveriam estar no nos pilares do viaduto Antartica, na zona Oeste de São Paulo.

Os desenhos duraram menos de 16 horas na parede. Nem bem a tinta secou e na manhã seguinte funcionários da prefeitura pintaram as pilastras com tinta branca como fazem toda vez que um novo grafite aparece por lá. Este foi o sétimo grafite dos irmãos apagado pela prefeitura no mesmo local em quatro meses.

A prefeitura através do secretário Andréa Matarazzo responde que não existe perseguição. Existe sim. A paranóia gerada pela lei cidade limpa, vem transformando a cidade. Ok foram removidos os anúncios que poluíam a cidade, mas São Paulo, está se tornando mais cinza ainda.

Todas as intervenções urbanas estão sendo pintadas. A cidade fica feia. Além do que, existem inúmeras fachadas que estão com as famosas “marquinhas de biquíni”, ou seja, retiraram os outdoors, mas não colocaram placas nos novos padrões, dando um descolorido horrível a cidade.

O grafite é uma obra efêmera. Mas uma coisa é ser apagado naturalmente e outra é uma campanha pública antigrafite como vem claramente acontecendo. Censura artística “a ação da prefeitura e acredita que o governo municipal não tem noção do valor artístico e nem monetário das obras que apagam”.O valor dos artistas é dado pelo mercado, pelos museus, e os grafiteiros brasileiros são considerados no mercado internacional como alguns dos melhores do mundo. Esses grafites que estão sendo apagados são uma doação do artista para a cidade e tem que ser tratados como patrimônio artístico

O secretario afirma desconhecer o valor das obras, e diz que ninguém na prefeitura talvez saiba quanto valem. Não será o caso, de pedir uma consultoria para quem conhece? O que a prefeitura está fazendo, é um “crime da ignorância burocrática”, igual ao que a prefeitura do Rio de Janeiro fez, quando pintou os pilares do Viaduto do Caju, escondendo as poesias do poeta Gentileza.

Dica do Português:












Em 1973 lançou Milagre dos Peixes ao vivo devido a repressão militar e realizou um show intitulado com o mesmo nome apresentado no Teatro Municipal de São Paulo e no Rio de Janeiro acompanhado pelo Som Imaginário e orquestra em 1974. O disco de estúdio que dava nome ao show foi lançado somente alguns anos mais tarde. Na década de 70 decorrente à ditadura que avassalava por todo o país e vários exílios; Milton também teve algumas de suas músicas censuradas pelo Regime Militar tais como: Escravo de Jó, Hoje é dia de el rei e Cadê.

Este disco é Bituca em uma das suas melhores fases. A título de curiosidade, para quem leu Diário de um Cucaracha do cartunista Henfil, este é um dos discos que ele pedia para o jornalista Tarik de Souza quando estava em Nova York. Então meu caro, faz o dowload clicando na capa do disco.

Servimos bem para servir sempre! Pão quentinho de hora em hora!
E-mail: lpinheiro76@gmail.com
MSN: lpinheiro76@hotmail.com
Comente! O seu comentário é o meu salário

Um comentário:

Anônimo disse...

É mais um gol contra da prefeitura.