24 setembro, 2007

A elite da tropa?

Assisti ao tão comentado Tropa de Elite. Assisti uma cópia pirata mesmo. Tudo bem que eu não sou muito fã de filmes piratas, principalmente por causa da qualidade de som e imagem destes, mas, sinceramente, era tanto falatório que tive que ver.

O filme do diretor José Padilha é confuso em sua mensagem. Mostra o Bope como um grupo de pouco mais de cem policiais preparados para enfrentar o caos social do Rio de Janeiro. Até aí nada demais. Quem conhece a cidade do Rio de Janeiro e suas mazelas, sabe do poder que o Bope tem. Algo similar ao da Rota em São Paulo.

Falando claramente, não é mostrada a realidade do que acontece no Bope. O batalhão não é diferente da policia militar do Rio de Janeiro. Tem tortura. Assim como na PM. A corrupção que o filme diz que é execrada nos quartéis dos homens de preto existe sim. É fácil escutar casos de “arrego” pago a chefes de morros para comandantes do Bope.

Mesmo que não existam corruptos como pregam os policiais do batalhão. Mas se colocarmos uma escala hipotética de valores, para medir as qualidades e defeitos dos dois batalhões, corrupção e tortura tem o mesmo valor. A PM abusa da tortura. A tortura do Bope é dirigida, tem conhecimento, o policial do Bope tem o ISSO 9000 da Tortura.

E quanto ao filem em si, querer concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro, bom, isso é algo mais difícil. Para participar da seleção do Oscar, os filmes precisam ter sido lançados no Brasil entre 1º de outubro de 2006 e 30 de setembro de 2007, e exibidos por sete dias consecutivos em salas comerciais. Tropa de Elite já conseguiu isso. Apesar de que será lançado oficialmente apenas no dia 12 de outubro, o filme entrou em circuito na cidade de Jundiaí no dia 14 de setembro.

O processo de escolha ainda tem que passar pelo crivo de uma comissão organizada pelo Ministério da Cultura (Ministério da Cultura) escolherá o candidato brasileiro ao prêmio de filme estrangeiro da Academia. Não creio que Ministério da Cultura eleja o filme. O governo tem uma política de ocultar as manchas sociais brasileiras, e bem ou mal o filme expõe esta mancha em uma das principais portas de entrada do Brasil.

Mesmo assim, se passar por isso, para chegar ao Oscar tem que passar pela seleção da Academia. E caso consiga, não vai ganhar o Oscar. Por para os padrões americanos, Tropa de Elite não passa de um bom filme de ação.

Mas ainda me surge uma pergunta que faço para os nacionalistas de plantão. Quando entrou em cartaz o filme Turistas (diga-se de passagem um filme mediócre), tentaram proibir sua exibição com o argumento vazio de que o filme denegria a imagem do país. Fizeram isso também com Os Simpsons, em um episódio que a família amarela vem ao Brasil. Qual a diferença de Tropa de Elite para estes dois casos? Sou contra toda forma de censura.

Dica do Português:

Você está em um sonho. As cores já não correspondem mais à realidade. As pessoas falam em uma língua estranha, praticamente incompreensível. Elfos, vikings e vulcões se espalham por entre florestas de gelo e gêiseres. O frio toma conta do lugar, mas junto de uma estranha alegria, uma alegria melancólica, e uma esperança indestrutível, capaz de causar sorrisos e lágrimas.

Isso é uma descrição superficial da banda islandesa Sigur Rós. Seu som é uma sucessão de viagens que duram entre seis e dez minutos, recheada de guitarras tocadas com arcos de violino, baterias a 10 batimentos por minuto, cordas e teclados esparsos, vocais etéreos e melodias belas, impressionantemente belas. Cada uma das canções parece ter sido feita por um artesão, trabalhando cada detalhe mínimo de sua obra sozinho, em um quarto isolado do mundo.

Não existe um disco específico para se ouvir, embora eu sugira o album Von Brigði - Recycle Bin do ano de 1998, apenas ouça e sinta no mínimo um bem estar na alma.

O link com o album completo, está na capa do disco abaixo, basta clicar na imagem que será aberto uma página com o arquivo compactado:






Servimos bem para servir sempre!Pão quentinho de hora em hora!

E-mail: lpinheiro76@gmail.com
MSN: lpinheiro76@hotmail.com
Commente! O seu comentário é o meu salário

4 comentários:

Anônimo disse...

O link do pirata!
Comentou um DVD pirateado, contribuiu para baixarem um disco, caramba gordo, virou o blogueiro contraventor!
Mas belos argumentos para não gostar do livro e para gostar do disco.

Fabio Camargo disse...

contribuiu com a pirataria, igual disse Thiago, mas para descompactar o arquivo, precisa de uma senha. qual é a senha, mestre? hehehe.

abraço.

Anônimo disse...

Por isso que o Brasil é esta merda!
Um monte de frouxo que nem você fica achando que a polícia tem que pegar leve com esta gente. Qualquer um que mora em favela sabe onde está o traficante. E pedindo por favor eles não falam!!!
Tem que ser na porrada. A polícia não bate em inocente!

Diana C. disse...

Vou esperar sair no cinema ó, ai volto aqui e comento, aposto que até vc ainda não vai ter atualizado!
huauhahua

bjo bjo