13 junho, 2005

Nós e eles

Depois de quase sem uma semana sem escrever, volto aos meus questionamentos sociais, desculpe quem gosta de ler as crônicas, mas tive uma semana fora da realidade.

Não é uma crônica xenófoba ou nacionalista, já dizia Nelson Rodrigues que todo o nacionalismo é por natureza ignorante. O que cobro são posições coerentes, reciprocidade diplomática, infelizmente nossos políticos e embaixadores são um tanto quanto diplomatas em questões que envolvem brasileiros envolvidos em dificuldades legais no exterior.

Marco Archer Cardoso Moreira, brasileiro, foi condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas. Nossa diplomacia não consegue a deportação de Marco, pois a Indonésia, país onde Islã predomina, prega a pena de morte para casos de tráfico de drogas.

Mizael Cabral e Daniel Correa foram presos à prisão nos EUA por uma brincadeira de mau gosto, quando disseram a oficiais da alfândega americana que carregavam uma bomba em uma das malas. O que não deixou de ser verdade, pois levavam uma bomba hidráulica. Em tom jocoso Mizael disse: "Você já encontrou a bomba na mala?". Foram presos e somente após muita negociação diplomática, liberados após o pagamento de fiança.

Kenneth Graham, americano, preso no último sábado 11 de junho acusado de favorecimento a prostituição, e aliciamento de menores. Teve seu passaporte bloqueado por noventa dias para entrada em território nacional e tem até o próximo dia 15 de julho para deixar o país. Alguma diferença no tratamento? Seriam nossas crianças mesmo menos favorecidas que as americanas, a ponto de termos que “importar” crápulas para acabar com a infância delas?

O americano Kenneth Graham, foi pego em uma escuna acompanhado de outros dezoito cidadões americanos, quarenta prostituas sendo que doze, eram menores, destas quatro tinham menos de quatorze anos, o pode segundo o código penal brasileiro, pode ser caracterizado como estupro.

E eu pergunto: -Por que Kenneth Graham e seus comparsas não vão responder processo? Lembrando que não estou defendendo os crimes de Marco Archer Cardoso Moreira, Mizael Cabral e Daniel Correa. Estou cobrando o princípio da reciprocidade diplomática.

Dica do Português:

A Prosa de Clarice Lispector
Exposição em banners distribuídos em diversos pontos da unidade do SESC Carmo, apresentando ao público um convite à interação contemplativa e reflexiva.

Onde: SESC do Carmo
Endereço: Rua do Carmo, nº 147 Centro São Paulo
Telefone: (11) 3105-9121
Horário: Segunda a sexta, das 9h às 19h
Ingressos: Grátis

Abraços do português,
Servimos bem para servir sempre, pão quentinho de hora em hora.
E-mail: lgorgueira@hotmail.com

Um comentário:

Janaina Pereira disse...

Adoro Clarice.
Ela será a homenageada da Semana Literária de Paraty.