02 junho, 2005

CPI = Circo Para Imprensa

E o Suplicy assinou o pedido para a CPI. O gesto patriótico do senador seria bem vindo também se ele tivesse assinado o pedido no caso Waldomiro Diniz... mas aí é outro caso.

Sou meio cético no que diz respeito a CPI´s, é algo do tipo “agora todo mundo bate junto”, não precisaríamos deste subterfúgio se tivéssemos por exemplo, auditorias mais freqüentes no governo.

Dentro de uma CPI cabe tudo. Na CPI do PC (ou do Collor), coube até minissérie de Dias Gomes. Os famigerados Anos rebeldes botaram a garotada na rua, e deram a munição que faltava a Ulysses Guimarães, Ibsen Pinheiro, Aristides Junqueira, Eduardo Suplicy & CIA para acabar com o pouco que restava do collorido Fernando.

O caso da CPI dos Correios por exemplo, um mero chefe de departamento aceita propina. É crime. Deve ser punido por corrupção ativa. Ponto. Que motivo tem a nação para mobilizar um sem números de parlamentares para que? Descobrir que existe corrupção? Tenha paciência. Contratem uma empresa de auditoria séria que sai muito mais barato. E com certeza vamos achar os corruptos. Com a CPI o que ocorre é um leilão de favores. Nomes que pagam fortunas para não serem citados.

Mesmo assim, até onde poderá chegar esta CPI? Suponha-se que aparecesse um depósito de Maurício Marinho (o funcionário flagrado) na conta de Jefferson ou de algum cacique do PTB. E que se chegasse a incriminar algum dirigente do partido pelo esquema de corrupção nos Correios. Qual seria o passo seguinte? Tentar provar que Lula sabia de tudo? Construir uma hipótese sobre uma quadrilha de políticos governistas especializada em roubar estatais?

Seria ficção científica demais, mesmo para os padrões altamente criativos das CPIs. Se a investigação for até onde pode ir – concluindo que um afilhado de político roubou os Correios – terá sido uma depuração importante. Tão importante quanto cada fraude na Previdência que vem sendo descoberta pela força-tarefa do INSS. E por que não uma CPI do INSS? Talvez porque os procuradores, policiais e fiscais da força-tarefa estejam fazendo bem o seu trabalho dentro da linha entre o necessário e o suficiente. Sem circo.

Dica do português:

Lançado pela gravadora Dubas, a relação perfeita custo beneficio, o box Meirelles e os Copa 5. Samba Jazz da melhor qualidade.

Abraços do português,
Servimos bem para servir sempre, pão quentinho de hora em hora.
E-mail: lgorgueira@hotmail.com

Nenhum comentário: