07 janeiro, 2008

Grandes Livros Não Lidos

Salve, Salve amigos! Feliz 2008! O Balcão da Padaria voltou. Estive me divertindo mais com um novo filhote (www.paigordo.blogspot.com), mas tenho uma necessidade considerável de manter o Balcão atualizado (pero no mucho).

Estes dias estive olhando para minha estante. Tenho alguns livros, uma biblioteca razoável. Alguns romances, alguns técnicos outros acadêmicos. Todos lidos, alguns até mais de uma vez. Todos lidos não. Tenho um livro que nunca consegui terminar. E ele é uma pedra no meu All Star.

Ulisses (Ulysses no original), é um romance do escritor irlandês James Joyce. Foi composto entre 1914 e 1921 em Trieste (Itália), Zurique (Suíça) e Paris (França) e publicado no ano seguinte nesta cidade. Inspirado na Odisséia, do grego Homero, Ulisses, descreve, em diversos pontos, aspectos da fisiologia humana então considerados impublicáveis, o livro foi censurado em diversos países, como nos Estados Unidos da América e no Reino Unido.

Mas conversando com amigos, descobri que Ulisses, entra na categoria de “grandes livros não lidos’. Sim, vários amigos, quatro para ser mais exato têm a obra maior de James Joyce em suas pequenas bibliotecas, mas nunca conseguiram terminar o calhamaço de 912 páginas”.

E conversando com estes amigos descobri mais alguns que entram nesta categoria de obras que todos conhecem mas nunca leram. Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes, Crime e Castigo de Fiódor Dostoievski e A Divina Comedia de Dante Alighieri são outros que figuram muito bem colocados neste ranking informal

Mas tenho uma teoria sobre isso. Pegue qualquer revista tipo Caras ou alguma de decoração. Livros são hoje objetos decorativos. E para uma estante ter respeito, alguns pseudo-intelectuais que hoje habitam nosso mundo tem que ter obras clássicas em suas decorativas bibliotecas.

Enfim, tempos modernos. Mas sou obrigado a concordar, Ulisses fica mesmo muito bonito na estante. Aquela lombada grossa, azul e branca, com o título escrito em azul, destacando o nome do autor dá um impacto na prateleira.

Dica do Português:

Para começar o ano bem que tal tentar ler o Ulisses? Pois é, um dos meus objetivos este ano é ler e terminar este livro. E para quem quiser me acompanhar, clica na figura do livro aqui embaixo e faça o download do livro em PDF.











Servimos bem para servir sempre! Pão quentinho de hora em hora!
E-mail: lpinheiro76@gmail.com
MSN: lpinheiro76@hotmail.com
Novo blog: www.paigordo.blogspot.com
Comente! O seu comentário é o meu salário!

2 comentários:

Anônimo disse...

a folha já publicou materia sobre isso léo, atualiza!
ahhahah

Priscilla disse...

Oi,

eu nunca li Ulysses, ainda nem tive coragem de comprar. O Crime e Castigo eu já li, levei quase um ano para terminar, mas li. E digo que é uma experiência. Fenomenal! Eu largava a leitura assim por meses e quando pegava de novo, me lembrava de toda a história. É uma narrativa única, envolvente, enebriante e perturbadora. Quero ler de novo... um dia, quem sabe.

Abraços.

(http://beadisciple.wordpress.com)