27 fevereiro, 2007

Brasil = Nepotismo?

Pode, o pai, pode a mãe. Tem que colocar a minha irmã, mas sobra um lugar bacana para minha tia. Vêm vó, ô vô vamos lá também, aproveita e chama a tia para vir junto. Cunhado?Lógico que pode, se não confiar em parente vou fazer o que da minha vida?

É meus caros. Não entenderam nada? Gostaria que o primeiro parágrafo deste texto fosse um poema concreto, igual aos do Leminsk. Mas de concreto nele, só tem a rigidez da verdade. Vamos aos fatos: oito governadores nomearam parentes para cargos em suas administrações. A contratação de familiares pelo Executivo não é ilegal, mas enfrenta resistência de opositores e do Ministério Público, além de ser eticamente questionável.

No Paraná, Roberto Requião (PMDB) vai levar para cargos de sua administração oito parentes.Seus irmãos Maurício Requião e Eduardo Requião devem continuar na Secretaria da Educação e na Superintendência dos portos de Paranaguá e Antonina, respectivamente. A mulher, Maristela de Mello e Silva, é assessora especial por presidir o Museu Oscar Niemeyer. O Governador tem a irmã, um primo, uma cunhada e dois sobrinhos empregados no Estado.

A irmã do governador mineiro Aécio Neves (PSDB), Andréa Neves, além de presidir o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), preside o grupo técnico de Comunicação Social, vinculado à Secretaria de Governo. No Ceará, o irmão do governador Cid Gomes (PSB) o deputado estadual Ivo Gomes (PSB) é seu chefe-de-gabinete.

A governadora paraense, Ana Júlia Carepa (PT) lembra inclusive daqueles que não tem mais laços familiares. Nomeou o ex-marido Marcílio Monteiro para a Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos e o ex-cunhado Maurílio Monteiro para a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia. Já seu irmão José Otávio Carepa é subsecretário de Esportes.

No quente Mato Grosso, Terezinha de Souza Maggi, mulher do governador Blairo Maggi (PR), está há quatro anos à frente da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania. Wagner Lago, irmão do governador do Maranhão, foi indicado pelo governador Jackson Lago (PDT), para representar o estado em Brasília.

O pai do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), é secretário de infra-estrutura do Estado. Beto Miranda ocupa o cargo desde a primeira eleição do filho, em 2002. A secretária da fazenda de Alagoas, se chama Fernada Vilela, irmã do governadorTeotônio Vilela Filho (PSDB) .

Em todos os casos, as nomeações são justificadas com argumentos com critérios como de competência e confiança, ou que os indicados possuem a formação e o talento para ocuparem a vaga.

A melhor justificativa ainda é a do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB): A nomeação do seu irmão, não é nepotismo, pois Ivo tem cargo público, eleito pelo povo, e optou por manter o salário de deputado, abrindo mão do salário de chefe de gabinete. Ocorre, porém que a vaga na Assembléia, foi preenchida por um suplente, que também recebe salário.

Dica do Português:

Maurício Sahady e Flávio Guimarães, sao os principais representantes do blues carioca da atualidade, o guitarrista canhoto, Maurício Sahady, e o gaitista Flávio Guimarães se reúnem para mostrar o que o blues tem de melhor. Grandes clássicos temperados com muito feeling, timbre, pegada e dinâmica. No repertório, homenagem a nomes como B.B. King e Little Walter, além de composições próprias.

Onde: Sesc Vila Mariana
Endereço: rua Pelotas, 141,Vila Mariana
Telefone: (11) 5080-3000
Dia: 28/02 /2007, Quarta-feira
Horário: às 20h30
Quanto: 6,00; R$ 4,00 (usuário matriculado). R$ 3,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes, aposentados e estudantes com carteirinha).
Servimos bem para servir sempre!Pão quentinho de hora em hora!
E-mail: lpinheiro76@gmail.com
MSN: lpinheiro76@hotmail.com
Comente! O seu comentário é o meu salário

4 comentários:

Anônimo disse...

Vaca de divinas tetas!

Diana C. disse...

Olha, eu acho que em questão de nepotismo a politica é pior que a Rede Globo!

Beijos

Paulo Proença disse...

Eh, Brasil!

Impunidades, há.
Ética, não se há!

"Jeitinho Brasileiro", de sobra!

Abraço camará!


(Ah, passe pelo repercutindo)

wilL disse...

eu adicionaria a folha de são paulo no comentário da diana