20 setembro, 2006

Jornaleiros ou Jornalistas? Aproveitando, cala a boca Jorge!

Texto curto, pois hoje tem Padeiro Convidado.

Mas assistindo a mais esta trapalhada do PT vem à mente uma série de questionamentos.

- Falta uma cobertura melhor por parte da imprensa sobre o dossiê. Estamos virando um monte freiras carolas? Resolvemos simplesmente nos ater aos pudicos questionamentos do que é ético. Pelo que Foram pagar neste dossiê (mais de 1 milhão de Reais) ele não pode ser falso. A própria ISTO É investigou, mas ficou somente nisso.

- Comprar dossiês, não é crime. Faltar com a ética, não necessariamente é ser criminoso. Tem que colocar o PT na parede e questionar de onde veio este dinheiro. Neste caso sim, configurar o que é crime. Caixa dois? Desvio de verba pública? Apure-se!

- E agora cá entre nós, Jorge Bornhausen em seu artigo na Folha de São Paulo em 18 de setembro intitulado “Pega Ladrão”, mostrou indignação com tudo isso. Onde estava o paladino Bornhausen durante o governo militar? Ele e o partido dele estavam muito bem nas tetas dos generais militares enquanto alguns milhares eram mortos, torturados e desapareciam. Jorge, cuidado com teu passado, ele te compromete!

Hoje não tem Dica do Português, depois de muito tempo a Padaria volta a dar espaço para um Padeiro Convidado. Eric é daqueles amigos de longa data, que se perderam nos desencontros da vida. Conheci o Eric quando ele tinha 16 anos. Hoje com 23 percebo que pegou um caminho intelectual, onde está encontrando ainda sua linha. Falando em linha, o blog do pivete (para o tiozinho aqui ele ainda é garoto).

Aproveita e passa no blog do rapaz: http://1minutim.blogspot.com/

Abraços, Eric, te encontro pivete!


A Democracia envergonha e a esquerda humilhada num Brasil Mitológico

O que diria Renato Russo se acompanhasse as notícias de nosso país caso ele ainda vivesse entre nós? Será que a música "Que País é Este" seria ideal para o momento ou será que ele lançaria uma música intitulada "Que Ganância é Essa?".
Ambiciosamente nosso Ilustre Presidente Lula aumentou o Bolsa-Família (Programa de cunho UNICAMENTE assistencialista para pessoas de baixa renda) em 60% na grande parte dos estados, e em especial no Nordeste, onde suas intenções de voto são de 70%, ele aumentou o abono do programa em 92%, comprando, praticamente, os votos de pessoas humildes de um Brasil onde sequer se ouviu falar em Mensalão, Sanguessugas e outros escândalos. No Brasil do presidente não existe corrupção, falta de ética, escândalos, ou seja, é um Brasil Mitológico, povoado por Heróis e Vilões, Deuses e Demônios, Mocinhos e Bandidos, onde só pode haver UM Herói e UM Bandido totalmente descontextualizados de sua realidade, onde uma pessoa é descoberta agindo indevidamente e de uma hora pra outra é transformada em Vilão da opinião pública. É um Brasil onde somente UM pode mudar toda a situação, com num passe de Mágica. PLIM, e tudo mudou, está tudo resolvido e todos estão felizes.Ah... Como as coisas seriam tão fáceis se tudo fosse assim. Acho engraçado quando as coisas acontecem com os meros mortais como qualquer um de nós (por exemplo: Um produto com defeito, um serviço mal-prestado, um valor erroneamente cobrado), qualquer processo para avaliação dos danos e investigação dos acontecimentos leva dias de paciência gasta e processos burocráticos extenuantes e redundantes. Só com os Deuses que tudo acontece rápido devido a sua influência no panteão e para os mortais.
Uma coisa que me deixa perplexo é a velha desculpa de um novo governante (independente de sua posição) quando eleito e em exercício de seu mandato de que é necessário gastar tempo "arrumando a casa" para que o desenvolvimento previsto em seu plano de gestão se concretize.

Se toda administração necessita de um protocolo e os trâmites legais necessitam de processos legais, como algum governante pode ter a coragem de alegar que precisa "arrumar a casa"? Um governante deve ter um plano que contemple os quatro anos de seu mandato, sem excedê-lo, porém, podendo antecipar-se. Isso mostra como pessoas inaptas e incompetentes podem se candidatar a serem representantes do povo sem ter uma formação mínima. Culpa de nossa bela e maravilhosa Carta Magna: A Constituição, que foi elaborada por uma comissão constituinte de crianças prejudicadas pela Ditadura e que, por birra e medo de verem suas mamadeiras retiradas, deixaram as interpretações nas entrelinhas e passíveis de qualquer leitura da digníssima jurisprudência excludente, presidida por pessoas que influenciam o pensamento de uma era, deitando, rolando e julgando sacro ou profano como fazia a Inquisição da Igreja no passado.

E a esquerda dita "Socialista"? De um lado (pois ela está segregada) ela vem conclamar a população a indeferir a candidatura de um cidadão que nem sequer cumpre com suas obrigações eleitorais e de outro critica a gestão do atual presidente propondo uma mudança radical, voltada para o povo. É cômico imaginar que nosso presidente disse a mesma coisa quando de sua propaganda eleitoral em 2002 (e nós vimos o desfecho de espetáculo). Não faço nenhum elogio ao corporativismo, capitalismo ou neoliberalismo, mas esquerda só vem mostrar sua desorganização, falta de estrutura e incompetência enquanto instituição que lida com o governo de um país como o Brasil. Até a atual oposição se mostrou desorganizada coisa que não acontecia desde a queda da ditadura, no fervilhar das mentes intelectuais sedentas por "liberdade".

Que pena que a invenção dos gregos, a Democracia, não tenha dado certo...A gestão de um governante deveria ter, antes de propostas prontas, os anseios feitos pelo povo, não os discursos maravilhosos elaborados por profissionais que lidam com a venda de produtos. São os famosos marqueteiros, que vendem bem a ilusão para as massas enquanto suas contas bancárias se beneficiam com o investimento dos candidatos. Isso reafirma a distância que os candidatos tem da necessidade de pessoas humildes que sobrevivem em limites subumanos, miseráveis.

É, a política deixou de ser algo Democrático há muito tempo, se tornou corporativa e burocrática, deixando a representação de todos aquém das expectativas de todos.

Servimos bem para servir sempre!Pão quentinho de hora em hora!
E-mail:
lgorgueira@gmail.com
Comente! O seu comentário é o meu salário

3 comentários:

Anônimo disse...

Onde eu assino?
Não dá nem para falar mais nada.

Paulo Proença disse...

Excelentes colocações!
A Democracia parece um produto mercadológico no Brasil. É vendida e comprada nos anos e vésperas de eleições.
E ainda pra dificultar, o brasileiro só reclama e não se mobiliza pra reividicar uma verdadeira cidadania.

O Xereta disse...

Saravá Pai Léo!!!

Agradeço o espaço no Balcão da Padoca pra esse nosso pingado com pão na chapa! Espero contribuir para a formulação de críticas e sua efetivação na prática em nossa sociedade. Só exerceremos a "democracia" qdo tivermos consciência (e meios suficientes) para exercitá-la em sua plenitude qdo juntarmos o maior número de perspectivas sociológicas e qdo a informação for realmente democratizada.


Muito sucesso, paz e sabedoria sempre!!

Abraços de um amigo e pupilo!