18 novembro, 2005

Quem não tem respeito sente no bolso

A semana que passou, fomos presenteados, com a suspensão por um dia da programação da Rede tv, em virtude do conteúdo homofóbico do programa de João Kleber. A transmissão da Rede TV! voltou por volta de 22h15 desta terça-feira, após mais de 25 horas fora do ar. Por uma decisão judicial, o sinal por antena foi bloqueado às 21h de segunda-feira. O sinal via cabo ou satélite não foi interrompido.Uma pena que esta sanção não foi estendida também para a programação transmitida via cabo e satélite. Segundo comunicado divulgado pela emissora, o sinal pôde ser restabelecido após a formalização de "um termo de ajustamento de conduta visando formatar os programas de acordo com o que a Justiça entende como adequado". Em outras palavras, foi feito um acordo para adequar a programação para os horários em que são exibidos. A emissora também pagará multa de R$ 400 mil. TV´s abertas como veículos que depende da concessão do estado deveriam ser melhor fiscalizados. Mais uma vez bato na tecla de que fiscalização não é censura.

Se fosse assim, evitaríamos disparates televisivos como temos hoje. A homofóbia na TV é um lugar comum, vide programas de humor com qualidade questionável. Mas infelizmente não somente o desrespeito à escolha sexual é usado como alavanca de audiência. Lembro que a própria rede TV recentemente foi advertida deste fato, e infelizmente nada fizeram.
Programas como os exibidos por redes de Pentecostais e Neo-Pentecostais, são especialistas em discorrer de forma pejorativa a escolha religiosa. Lembro que este é um tema que tratei aqui, mas que se formos analisar de forma mais fria o desrespeito à escolha religiosa, mais especificamente o tratamento dispensado pelas redes de cunho religioso Pentecostal e Neo-Pentescostais, as religiões Afro-Brasileiras, podemos facilmente entrar no questionamento de que a negação das religiões africanas arremete a censura religiosa que o império, e até a república fizeram como forma de descredenciar a cultura negra. E vou um pouco além, negar e descredenciar pejorativamente a cultura negra como ocorre hoje, é uma forma de racismo também.

Não negar o direito a expressar credo é uma garantia constitucional. Infelizmente devido à intolerância de veículos Petencostais e Neo-Pentecostais, estamos vivendo as portas de uma "Jihad evangélica", pois alguns representantes destas religiões, desconhecendo o poder de sua oratória que é consideravelmente inflacionado pelo poder de suas cadeias de rádio e TV.

É muito tênue a linha que separa o conceito de levar o conhecimento e formar a opinião. Cabe lembrar que o estado é laico, ou seja, pressupostamente os veículos que recebem concessão de operação deste estado, devem ser laicos também. Uma vez que operam como concessionários estatais.

Dica do Português:

Virada Cultural

Aproveitar algumas coisas que vem de graça não faz mal. Mesmo que isso indiretamente incorra na velha política do pão e circo, pode-se tirar proveito disso. E das 14:00h de amanhã, sábado, (19/11) até às 14:00h de domingo, (20/11) na região central vai estar montado um dos melhores palcos de show do programa no Anhangabaú com Avenida São João. Minha sugestão é levar um galão de café, passar na farmácia e comprar guaraná em pó, por que vale a pena pela qualidade dos shows, ficar ali nesta rave pluricultural.

Mas se acha complicado ficar vinte quatro horas vendo musica, programe-se para ver a seqüência que se inicia às 18:00h com Tom Zé, seguido Dona Zica, Premeditando o Breque, Banda Mantiqueira e as 01:30 o excelente Clube do Balanço. Mas se puder, volta no dia seguinte às 12:00 e veja Antonio Nóbrega fechando a maratona. Mais informações em www.viradacultural.com.br

Segue a Programação completa do palco Anhangabaú com Avenida São João:
* 14:00 Coral Paulistano
* 15:00 Orquestra Filarmônica de Viola Caipira
* 16:00 Paulo Vanzolini/ Eduardo Gudim
* 18:00 Tom Zé
* 20:00 Dona Zica
* 22:00 Premeditando o Breque
* 00:00 Banda Mantiqueira
* 01:30 Clube do Balanço
* 03:00 Farufyno
* 04:30 Elza Soares e DJ Cia.
* 06:00 Comadre Fulôzinha
* 07:30 Movimento de Arte Cômica
* 09:30 Auto do Boi
* 11:00 Pé de Palavra
* 12:00 Antonio Nóbrega

Abraços do português,
Servimos bem para servir sempre, pão quentinho de hora em hora.
Comente! O seu comentário é o meu salário

2 comentários:

wilL disse...

Por isso eu preferia a tv manchete.
no horário do joão kleber e do tv fama passava, cavaleiros do zoddíaco, shurato(que eu não gostava), sailor moon e yuyu hakusho. Da rede tv uma vez cansei passou no tv fama e eu descobri que o jão kleber estudou numa escola no tucuruvi onde eu fiz a prova da federal.
e ainda bem que eu não sou religioso.
o texto tah super pertinente. beijo

Anônimo disse...

Hummmm!
Não sei se o estado (hoje) é laico...
Vale a pena ver os projetos que surgem na câmara... Ex:http://www2.camara.gov.br/internet/agenciacamara/chamadaExterna.html?link=http://www.camara.gov.br/internet/agencia/pesquisaresult.asp?PesqAvancada=1&texMateria1=estado&nomOperacao1=AND&texMateria2=laico&nomOperacao2=&texMateria3=
Com relação à jihad, penso que é preciso 2 eventos acontecerem para ela se iniciar:
1- Que eles consigam um lider carismático.
2- que este líder una todas as facções (evanjélicos, pentecostais, adventistas, etc..) e crie uma "cruzada" contra os infiéis.

[]s