02 maio, 2005

Leia com atenção antes de tirar conclusões

Hoje, exatamente hoje, fazem sessenta anos da morte do Führer, ele que foi um dos maiores carrascos da historia, hoje, passado seis décadas da sua morte, conseguimos ver um homem que com todos os seus atos terríveis, tem qualidades. Vou mencionar alguns "feitos" pois analisando o conceito histórico o homem foi um líder nato. Não quero perder meu tempo depois tendo que discutir por que o mencionei. Porque estou fazendo apologia ao homem, que levantou um pais ocupando cargos medíocres na estrutura hierárquica deste. Nem vou ficar mencionando que ele tirou o país de uma inflação da casa de quatro dígitos anuais. Muito menos que era um grande orador possuidor de uma retórica no mínimo, convencedora, tendo em vista seus feitos. Ele era um câncer, mas também foi um dos maiores estrategistas da historia. O poder esta conseqüentemente ligado a mãos sujas de sangue.

E hoje temos novos assassinos entre nos, Bush´s, Blair, Inácios porque não, que juntamente com seus parceiros latinos, usando uma das piores armas que a humanidade construiu mata tanto quanto o Austríaco. A arma? A caneta. Mata mais, de forma mais eficiente, limpa e barata que outras armas. A caneta faz com que renda, água e alimentos não sejam distribuídos. E de forma convincente, muda opiniões, razoes e a moral. O homem hoje produz alimento o suficiente para acabar com a fome do mundo, a produção de alimentos segundo dados da ONU, é três vezes maior que o seu consumo. – Estariam os mortos de fome recusando a comida?

Discute-se se a Koreia do Norte, o Paquistão, a China e a Índia tem direito a mísseis nucleares, mas e os EUA? Continuam com seus armamentos nucleares. Quem invade a América para verificar suas armas químicas? Existem ditadores que devem ser depostos, mas porque o Pervez Musharraf, do Paquistão não é incomodado? E Kadafi? Esquecem o que ele fez por conveniência? Toda nação é soberana. Sadam deve ser julgado em território iraquiano.

Libéria e Angola vivem guerras civis há anos, e onde ficam as forças aliadas que intervieram no Iraque? Ah sim, os “negros” africanos não tem grandes bens para serem protegidos, convenientemente leiloam-se guerras para os interessados em cadeiras no conselho de segurança. Quem quer o Haiti? Mande os tapuias para lá, ele tem interesse em se sentar.

Dica do português:

TV Cultura, Programa Roda Viva com Renato Janine Ribeiro, filosofo da USP

Professor titular de Ética e Filosofia Política da Universidade São Paulo, com doutorado na própria USP e mestrado na Sorbonne, Renato Janine Ribeiro é um dos pensadores, críticos e analistas que hoje estão em busca da compreensão sobre o que mudou, por que mudou e o que acontece agora em nossa vida e no mundo. Já publicou onze livros, onde discute ética, política, cultura e sociedade, com base na filosofia política. Sua mais recente publicação, O Afeto Autoritário, reúne artigos e crônicas que escreveu na imprensa sobre a televisão. Uma visão crítica dos conteúdos, dos equívocos e dos acertos do veículo de massa que mais referências leva ao brasileiro.
Abraços do português,
Servimos bem para servir sempre, pão quentinho de hora em hora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Passei pra deixar um abraço!
Boa Dica!!!